Minha lista de blogs

terça-feira, junho 04, 2013

Jiló, eu gosto.

Quando morei na Asa Sul, em Brasília, vi pela 1ª vez como era um jiló.
Até então eu só conhecia a música de Luiz Gonzaga.
"Ai quem me dera voltar,
Pros braços do meu xodó.
Saudades assim faz roer.
E amarga que nem jiló".
Jiló

Mas tive uma faxineira que gostava de jiló.
Ela pediu que fizesse jiló porque só almoçava, comendo jiló.
Combinei que compraria e ela prepararia.
E desde então começou nossa parceria com jiló.
Ela fazia com molho de tomate, fazia grelhado, misturava em farofa e etc.
Daí me acostumei a comer jiló e a gostar de jiló
Cozinhado no arroz, é como faço.

De monte.
Com o tempo fui vendo que jiló nem amarga tanto.
E que saudades é a pior dor desse mundo.
Ou a pior dor do meu mundo.
Por dentro.
Liliane

34 comentários:

Nina Braz disse...

Oi Liliane,
Sabe que eu nunca comi Jiló!
Nem sei o gosto...
Beijos

Anônimo disse...

Oi Lili querida,sabes eu sou vegetariana,e frutas verduras,legumes,é o que contém meus pratos,más não consigo comer jiló,arrepio tudinha só de pensar nele!!.
Mas amo comer limão,como se for laranja,e me lembra a época de criança,quando trepava no limoeiro a colher limão e comer ate a casca.
A Saudade,doe ,sim,bem no centro do coração.
Beijinhos

casa de fifia disse...

EU TAMBÉM Sò CONHEçO A MUSICA, NUNCA VI UM JILO, QUERO DIZER ANTES DE AGORA RS
LILI OBRIGADO PELA RECEITA, VOU FAZER UM DIA DESTES.

BACI

lena disse...

Olá Liliane.
Nunca experimentei...
Beijinhos grandes.

That Cake Sweet disse...

Olá Liliane, não sei mesmo o que é jiló, acho que por aqui não existe, mas vou pesquisar:)
Acho que deve ser um legume muito bom e tem um aspecto muito bonito.

Beijinhos

Janice(Pinguinho de Arte) disse...

Liliane,difícil encontrar que goste de jiló,né? Eu só como frito.
Outro vegetal difícil de agradar os paladares é o quiabo,este eu não como de jeito nenhum.
Beijos

Ana Maria Braga disse...

Nunca vi e nem comi jiló, mas a fama dele é ser ruim.
Bjs

M de Maria Ateliê disse...

Oi Liliane,
Essa música eu não conheço...
Eu não gosto de jiló, mas já me disseram que é porque nunca comi um bem feito rs
E pelo visto, não faltam ideias!
Com certeza, perto de muitas coisas, o jiló se torna doce!

bjs

Vi que respondeu o quiz, obrigada!
Falei que não vi o seu nome no sorteio 02/com o o formulário preenchido, porque o quiz é a chance extra desse sorteio2, achei que não expliquei direito :(

Adoro tags também, para várias ocasiões!
bjs

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi querida!
Quanto tempo!!!
Eu amo jiló Liliane!
Fiz ontem alho e óleo. Fica bom demais!!!
Não sei se porque sou acostumada, mas não acho amargo não.


Um beijo e boa semana

Patricia Merella disse...

Ola Liliane
Minha mãe ama jiló e cozinha assim como voçe no arroz,eu n gosto.De amargo basta as passagens da vida.Pois é,foi por esta razão que comprei estas cadeiras do ikea de plasticos.Baratas,coloridas,charmosas e aguenta frio,chuva e neve,sem faalr que mora ai no jardim.Nossa mesa ,cadeiras e bancos do jardim todo ano na primavera precisa de lixar e passar o verniz,pense em uma trabalheira? lindo dia querida,beijinhos

AnaCristina disse...

adoro brasilia urbanisticamente falando! liliane, mamis disse que, ao escolher o modo SANDUICHE, a maquina automaticamente seleciona o tempo de preparo.

Elisa Mello disse...

Eu acho que nunca comi jiló! haha
Depois dessa música, deu até vontade de experimentar :)

Christiane Garcia disse...

Liliane,faz muito tempo que eu não como jiló, acho que eu era adolescente...
Adorei as lixeirinhas de carro que vc fez! Te desejo uma linda semana! bjs

Ju disse...

Oi, Liliane
Acho legal experimentar coisas diferentes. Algumas são até estranhas, mas são gostosas. Agora, jiló? Não dá para dizer que é gostoso! Não gosto de jiló, de nada que amargue...
Vivi muitos anos no Sul da Bahia e o pessoal lá gosta muito. Aliás, no Nordeste inteiro!

Beijinhos
Ju

Angela disse...

Olá querida Liliane, eu nasci no sul do Brasil, Curitiba, e lá nunca tinha jiló para vender :( Uma pena, queria ter experimentado. Beijos

Graciane disse...

Olá, Liliane!
Ah, eu odiava jiló... mas passei a amar na gravidez da minha filha. Sentia uma vontade enorme de comer coisas amargas e azedas e o amarguinho do jiló me deixou apaixonada por ele. Como de todos os jeitos, mas o que mais gosto é jiló em conserva. Primeiro eu corto o jiló em 4, com casca mesmo, jogo numa panela com água fervente e sal e deixo por uns 2 minutos. Escorro e refogo com cebola, alho, salsa e azeite. Corrijo o sal se for preciso. Coloco num pote de vidro de conserva e rego com bastante azeite... adoro, acompanhado de pão com gergelim.
Saudade é um sentimento que dói mesmo, pior fica quando sentimos saudades de alguém ou de uma época que não volta. Mas podemos transformá-la em doces lembranças.
Beijinhos!

decorar e cozinhar disse...

OLHA LILI TE CONFESSO QUE NÃO SOU MUITO FÃ.
MAIS FAÇO UM GRATINADO COM MOLHO BRANCO E QUEIJO PARMESÃO QUE FICA MUITO BOM E COMO.
BEIJOCAS,FIQUE EM PAZ.

Bonecas da Mari disse...

Liliane,
Faço só cozidinho em água e pouco sal e azeite por cima, faço no forno assadinho (em vez de frito) e também com molho de tomate...
Gosto muito!
E tem saudade que é boa... outras nem tanto.
Bjs.

Regina Saraiva disse...

Olá Liliane,

Sou da turma que não gosta, nem um pouquinho, mas faço de várias maneiras pois o marido adora. O preferido dele é a farofa.
Beijo

Silvia Mingardi disse...

Olá Liliane!
Sabe que faz pouco tempo que comecei a comer jiló... pensei se até passarinho come... vou experimentar... faço como você cozinho no arroz... de outra maneira nunca provei!
Beijos!

Toca do trico e croche disse...

Pode parar amiga !
Eu AMO jiló !
Fiquei aqui com água na boca.
Sabe o que eu faço quando encontro jiló por aqui.(coisa rara )
Compro muiiiito e para não estragar...faço conserva.
Assim tenho meu jilózinho pra quando tenho vontade.
Grande beijo !

Sonia Faria

Mariazinha disse...

não gosto muito de jilo, beijos

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Olá Paula eu não conhecia o jiló,
sabe a quê?parece pimento ,será que é? beijo

Lucineide Cantinho do Fuxico disse...

Liliane, também como jiló, aprendi com minha vó, ela fazia cozido no arroz, e na farofa com ovo.
Beijo grande!
Lu

Ivani disse...

Opa! vim aqui para dizer a voce que nas nossas festas juninas não tem fogos. Se tiver é bem pouco, diferente das festas de voces que comemoram os santos com muitos fogos no céu!
Acho lindas as festas que voces fazem durante todo o mes de junho.
E adoro jiló, de qualquer maneira!
Mas também cozinho no arroz. E amarga mesmo é a saudade. Tem razão.
beijos

Imaculada disse...

Liliane querida!
Eu também amo jiló!
Já plantei na minha horta, espero ter uma boa colheita.
Abraços! Tudo de bom pra ti.

chica disse...

Eu não posso falar pois nunca comi. Achei sempre que era ruim,nunca quis provar,rs beijos,chica

Montana disse...

Desconheço o Jiló. Penso que não há em Portugal, pelo menos nunca ouvi falar.
Beijos.

O meu pensamento viaja disse...

Liliane, aqui não há, somos uns tristes!
Saudade, essa eu conheço e dói muito!
Beijinhos, querida.

Fátima Oliveira disse...

Oi Liliane, eu conheço, mas nunca experimentei, de tanto ouvir falar que é muito amargo, ainda não me atrevi, rsrs.
Beijinhos!!!

Maria Claudia disse...

Oi Liliane, quanto tempo...
Fiquei muito feliz ao ver seu comentário lá no meu novo blog. Aos poucos estou entrando em contato com as amigas virtuais.Logo viria aqui,mas você me visitou primeiro.
Sabe,faz pouco tempo que comecei a comer jiló. Meu marido compra para dar aos pássaros e sempre faz jiló refogado. Um dia provei e passei a gostar. E saudades é um sentimento que dói mesmo. A vida é assim.
Liliane, gostaria de ver seu rostinho lá no meu cantinho das amigas que me acompanham.
Te desejo tudo de bom querida,bjjsss

Jane Quintela de Carvalho disse...

OI Liliane... eu também gosto e de todos os jeitos, minha sempre fazia com molho de tomate e passado no ovo e frito... aqui em casa ninguém gosta então não fazemos, mas quando vou pra casa da minha mãe jiló e quiabo são reis, rsrsrs beijosss!!!

Lilasesazuis disse...

Nhãmmm...nhãmmm..chegou a gulosa!!

Amo jiló, frito, assado, cozido, em conserva...uma delícia...Toda semana tem jiló aqui em casa...mamys também adora...nunca falta.., o que não encontramos sempre, é o maxixe...ai...que pena...também adoramos!!

Não conheço essa música...vou procurá-la no youtube!

beijinhos,

Lígia e =^^=

Lucinha disse...

Liliane,

Eu gosto muito de jiló. Aqui não tem. Eu e uma amiga, comemos berinjela pra matar a nossa vontade de comer jiló. E não é que ficou com o mesmo gosto. Rs
Eu ainda vou achar. Já me disseram que nos mercados asiáticos eles vendem em certas épocas do ano.
Deu até vontade agora.
Gostei da lembrança da música também.
Um lindo dia! Beijos