Minha lista de blogs

sábado, abril 11, 2020

Paulo Francis- O dicionário da corte

"Paulo Francis, pseudônimo de Franz Paul Trannin da Matta Heilborn foi um jornalista, crítico de teatro, diretor e escritor brasileiro. Trabalhou em vários jornais, entre eles, Última Hora, O Pasquim, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Wikipédia
Falecimento: 4 de fevereiro de 1997, Nova Iorque, Nova York, EUA"




Quando a notícia chegou do falecimento de Paulo Francis, certamente por um Infarto Fulminante, fiquei numa "tristeza sem fim".
Acho que a gente morre um pouquinho, um pedacinho, cada vez que perde alguém que a gente quer bem ou que a gente admira.
Está semana, tirei da Biblioteca o livro "O Dicionário da Corte", que comprei em Setembro de 2003 , organizado por outro jornalista querido (e lindo) também falecido, Daniel Piza.
Já tinha lido o livro e estou relendo.
Vale muito reler Paulo Francis.

Em 15/01/1983, ele escreveu: "Minha gata, na minha ausência, matou um camundongo, do que está muito orgulhosa. Ela se chama d. Alzira Heilborn. Recebe correspondência de toda parte do mundo.
Acorda e me saúda e me pede comida. Não há mais afeição gratuita no mundo".

Liliane

14 comentários:

Pedrita disse...

eu tb fiquei muito triste. beijos, pedrita

Lete disse...

Lili, a morte traz sempre perda e tristeza, mas... não há como fugir. :(

Querida, respondendo à sua pergunta, a 3ª foto é a máscara aberta, como fica no rosto. O passo a passo está nas fotos que se lhe seguem, está tudo explicadinho, basta ler e seguir as instruções. Se ficar com dúvidas, avise. Beijinho muito grande, espero ter ajudado!

" R y k @ r d o " disse...

Não conheci a pessoa e por isso abstenho-me de comentar seja qual for a sua obra.
Respeito e acredito que quando morre alguém de quem gostamos, morre também um pouco de algo dentro de nós.
.
Desejando uma Páscoa muito feliz para si, extensivo a toda a família.

Hugo disse...

Tem o documentário "Caro Francis" que é bastante interessante. Se vc não viu, acredito que encontre no Youtube.

Bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Obrigado por dar a conhecer e paz à sua alma!!! Boa Páscoa 🐰

Wesoła Komórka disse...

Meu caro amigo

Feliz Páscoa !!! Felicidade no coração.

lenalima disse...

Ah gostei das suas máscaras.
Te desejo uma tranquila Páscoa.

Luli Ap. disse...

Olá Lilianeee
Acredita que não li ainda nenhuma obra de Paulo Francis, embora esteja na minha lista dos desejados e necessários há bastante tempo.
Levo a indicação com certeza.

Queria muito pensar na morte como Fernando Pessoa: morrer é só não ser mais visto.
Masssssss sinto como uma perda absurda, sofro muito 😢😢
Concordo com você quando diz que morremos um pouquinho a cada perda que sofremos no decorrer da existência.

Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

alfacinha disse...



Temos somente uma vida, usa-a com bom senso e muito amor
Feliz Páscoa em quarentena

Isa Sá disse...

Por cá nunca ouvi falar nesse jornalista.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

O meu pensamento viaja disse...

Tenho lido imenso. Acabei As Mulherzinhas, o último da Isabel Allende, A longa pétala de mar e agora tenho três livros na edição original ( em inglês) que me esperam. Esse autor , não conheço.
Beijo

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... lembro do seu jeito peculiar de falar e de que era muito
preciso e sarcástico em suas opiniões!!!
Estou lendo bem pouco, preciso de um livro que me tire o fôlego, rsrsrs
Beijosss!!!

Patricia Merella disse...

Olá Liliane. Não me lembro dele. É tens razão,que a gente morre um pouquinho, cada vez que perde alguém que a gente quer bem . Mas também,este alguém eterniza em nós. A árvore da primeira foto é uma cerejeira.

Ana Freire disse...

Confesso que não conhecia!... Mas vou anotar o nome, para averiguar um pouco mais da sua obra!...
Estimo que tenha passado uma Páscoa tranquila, e o melhor possível, na medida das circunstâncias...
Beijinhos
Ana