Minha lista de blogs

sábado, outubro 29, 2022

Machado de Assis e Joaquim Nabuco


Não sei porque tenho uma relação afetiva com Joaquim Nabuco.

E é uma relação bem nova.

Não lembro de no tempo de estudante, ter sido assim.

Sempre que vou ao Restaurante Nabuco, aqui no Radisson Hotel que fica em frente ao meu apto, tenho impressão que estou homenageando ele.

Joaquim Nabuco nasceu em Pernambuco, meu Estado, em agosto de 1849 (faleceu em 1910).

Machado de Assis nasceu em junho de 1939 (faleceu em 1908).

Eles foram amigos e trocaram correspondência.

E são trechos dessa correspondência que vou anotar.

"Adeus, meu caro Nabuco, desculpe essa letra que nunca foi boa e a idade está fazendo pior".

"Adeus, meu caro Nabuco, a minha saúde não é pior do que já era há um ano; a velhice é que não é menor, naturalmente, e a fadiga que se aproxima com seus braços frouxos, e daqui a pouco exaustos."

"Meu querido Nabuco. Ainda estou comovido do abraço que em sua carta me mandou, e saudoso das mesmas saudades, mas não sei se animado das mesmas animações ; esta parte é naturalmente incompleta, graças a idade, a solidão."

Liliane

#fechadocombolsonaro


 

3 comentários:

Pedrita disse...

dois gigantes. beijos, pedrita

Luli Ap. disse...

Trechos emocionantes da correspondência ❤❤

Achei lindo VC dizer que tem carinho por Joaquim Nabuco.
Tbm me sinto assim em relação a alguns autores; quando adolescente nem ligava e agora tenho grande carinho.

Bjs Luli

Nal Pontes disse...

Dois grandes escritores brasileiros. Bom homenagear-los Bjs Liliane