Minha lista de blogs

quinta-feira, novembro 25, 2021

Kafka



Estou lendo no Kindle obras de Franz Kafka. 

"Tudo que não é literatura me entedia e eu detesto", anota Franz Kafka em certo dia de 1913. 

Ele era um advogado judeu, funcionário de uma Empresa de  Seguros trabalhistas e começava a receber uma modesta atenção como o autor da novela O veredicto.

Acredito que conviver com ele fosse muito difícil.

Terminei "Um artista da fome" um livro de Contos em que neste Conto ele faz referência aos "artistas" de ruas que viviam em jaulas fazendo jejum por cerca de 40 dias.

E o Conto é interessante porque mostra o que na verdade pensa um "artista" que se propõe a ficar jejuando no meio de uma rua qualquer.

Não sei se ainda existe esse tipo de "arte".

O outro livro que estou lendo são os Diários, escrito entre 1909 e 1923.

Não sei se o que estou lendo abrange esse período todo.

Mas o que posso observar era que ele era muito complicado e tinha uma relação conflituosa com seu pai que era muito disciplinado.

Não deve ter sido fácil ser pai de um homem assim.

Kafka nasceu em 1909 em Praga e morreu em 1924 num Sanatório em Viena, pouco antes de completar 41 anos.

Morreu de Tuberculose.

A cura para Tuberculose só foi descoberta em torno de 1940-1943.

Kafka era Judeu, escrevia em Alemão e falava Tcheco nas ruas.

Liliane

#fechadocombolsonaro


 

6 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Na minha modesta opinião tudo o que se escreve é cultura. Pode é ser mais ou menos requintada e elaborada. Por vezes, o que escreve um sábio da escrita, não é mais importante, que o que numa velha folha escreve uma criança de escola.
Um livro que para uns é maravilhoso, para outros é uma seca. É assim a vida. Os gostos diferem ... felizmente

Cumprimentos

estelita disse...

Ola! amo Kafka! eu li a Metamorfose quando eu era muito nova. Kafka tinha uma relacao muito dificil com seu pae! Ele nao era uma pessoa facil, seus amores tambem dificiles! Embora, acho muito interessante esse autor. Muito bom! Com a Metamorfose fiquei impresionada, ele amostra com essa historia todo o sofrimento dele!
Fica comvidada a meu blog, voltei depois de muito tempo! Te espero la!
Bom resto da semana!!!! Beijos

Ana Freire disse...

Kafka morreu da mesma doença de Fernando Pessoa... era a doença da época... associada a muitos tipos de carência... E um grande autor! Embora realmente nem toda a gente se identifique com o seu tipo de escrita! Tenho saudades, das minhas leituras... mas começou a pandemia... e a disponibilidade foi-se... e quando se pensava ao de leve, que as coisas podiam ser melhores este ano... que nada!!! A coisa está a ficar descontrolada de novo, por aqui... tal como no ano passado, vai ser outro Dezembro e Janeiro de preocupação!
Cuide-se bem, Liliana, porque infelizmente, esta pandemia... ainda está para durar!...
Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
Ana

Pedrita disse...

eu gosto muito dos livros do kafka. beijos, pedrita

Luli Ap. disse...

Gosto muito da literatura de Kafka mesmo que seja em camadas e complexa
Diários não li e já levo a indicação
Gosto muito da escrita intimista

Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Isa Sá disse...

Penso que só li um livro dele. Mas não me consigo lembrar qual foi.

Isabel Sá
Brilhos da Moda