Minha lista de blogs

domingo, julho 21, 2019

Quem tem medo da Solidão? Eu tenho.

 
 Li uma postagem de hoje no Blog Casa Portuguesa (https://blog.seniorennet.be/lisboa) um belga apaixonado por Portugal e pela língua portuguesa, Tabacaria, de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos).
E o início de Tabacaria é de uma tristeza que não tem tamanho.
Lembrei dessa foto da escultura que para mim, representa Solidão, se Solidão pudesse ser "esculturada".
 
 
"Álvaro de Campos

TABACARIA

TABACARIA
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo" .


Estava numa aula de Patologia, na Faculdade de Medicina quando o Professor Bezerra Coutinho, citou esse trecho de Tabacaria.
Não consegui copiar.
Quando acabou a aula fui perguntar para ele quem tinha escrito aquilo.
E foi assim que conheci Fernando Pessoa.

Liliane

19 comentários:

Hugo disse...

O medo da solidão faz com que muitas pessoas se envolvam com outras sem pensar muito e depois acabam se arrependendo.

Temos que cultivar amizades e relações com pessoas que tenham o sentimento recíproco.

Uma ótima semana pra vc.

redonda disse...

Eu também tenho, mas quando ouvi este poema achei sobretudo bonito como termina e como ter todos os sonhos do mundo contraria o que se afirmou primeiro

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... eu também tenho medo da solidão, sabe que quando estou sozinha em casa ligo TV ou rádio? Não gosto da solidão e nem do silêncio.
Beijosss

Os olhares da Gracinha! disse...

Perfeito!
...
Solidão a gente pode sentir mesmo acompanhada!
Uma bela escultura... Bj

Isa Sá disse...

Eu também tenho...

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Pedrita disse...

esse poema é impactante demais. beijos, pedrita

Ana Freire disse...

A maior grandeza... está em reconhecer-se que nada se é... e nada se sabe... também ao estilo do filósofo que dizia, só sei que nada sei!...
A grandeza e preciosidade da vida, Liliane, está em saber reconhecer as suas fragilidades...
Por exemplo, um doente, por norma só mudará o seu comportamento, depois de apanhar um grande susto, que o leve a pensar e a consciencializar as acções, e as consequências das mesmas... até para si próprio...
Gosto imenso do blogue do Alfacinha, que sempre nos revela, boas escolhas literárias e musicais, aqui de Portugal... e às vezes... até verdadeiras novidades, para mim!...
Fernando Pessoa... simplesmente adoro, o seu universo tão denso e desconcertante... que nos desvenda por vezes, a essência da vida, e de profundas emoções... por vezes de uma forma tão simples assim... não sendo nada... trago em mim todos os sonhos do mundo... e o que somos nós, Liliane... perante as forças da Natureza, os caprichos da sorte, e os acasos da vida?... Ainda que pensemos que podemos controlar tudo na nossa vida, e termos uma palavra a dizer sobre tudo... às vezes, um pequeno acontecimento, muda-nos a vida do avesso... apenas para nos lembrar... que de facto, se pensarmos bem... afinal, não somos nada...
Confesso, que não tenho muito medo da solidão... até porque já a tive bem presente em muitos momentos, bons e maus da minha vida... a solidão, é só a oportunidade que a vida nos oferece por vezes, de sermos os melhores amigos de nós mesmos... como se não houvesse mais ninguém, que nos entendesse melhor, do que nós próprios... a solidão... ajuda a repensar e a relativizar muita coisa... e como a Graça acima afirmou... pode também ser sentida, ainda que estejamos acompanhados...
A solidão assusta... porque nos obriga a conviver connosco... e nem todos nos sentimos preparados para tal... ainda que às vezes, se exija que os outros é que devem estar altamente preparados, para saber conviver connosco... quando às vezes, nem nós mesmos o estamos... a solidão, ajuda-nos a valorizarmo-nos a nós mesmos, e aos outros... não é assim tão ruim, quanto parece... se pensarmos bem!...
Beijinhos, Liliane! Boa semana!
Ana

Larissa Santos disse...

Depende do tipo da solidão. Gosto, mas por pouco tempo para recuperar energias.

Hoje:- Faço do champanhe o sorriso, a felicidade [Poetizando e Encantando].

Bjos
Votos de uma óptima Segunda - Feira.

Andréa Santana disse...

Olá, querida Liliane!
Eu tenho pavor da solidão, a gente ouve barulho em tudo mesmo sem ter ninguém.
Ficar sozinho por algumas horas ainda vai, mas ficar só o tempo todo, acho que não consigo.

Beijos, feliz semana ♥

Trini Altea disse...

Yo por desgracia, por el cáncer estoy sola.

Larissa Santos disse...

R: A solidão assusta quando é por "abandono" ou ausência de familiares ou mesmo amigos. Isto, é o que penso.
A solidão que eu digo que gosto, é de, de vez em quando refugiar-me do stress do dia a dia. Preciso de ter momentos sozinha, só eu e os meus pensamentos.

É claro que a solidão é triste e assustadora. Tentei fugir a esse tipo de solidão.

Bjos :))

Lete disse...

Lili, acho que todos temos medo da solidão, nem que seja a de que, estando acompanhados, nos sentimos sós. Solidão no sentido de que ninguém entende os nossos códigos, os nossos sentimentos, as nossas "dores"...
É bem provável que nalguma fase das nossas vidas isso tenha acontecido ou venha ainda a acontecer. Acho que é inevitável.
Beijinho e já agora, uma semaninha em boa companhia!

alfacinha disse...

Cara Senhora
Muito obrigado para suas palavras amavéis .É verdade amo Portugal e a lingua portuguesa .
Além disso tenho um pormenor engraçado para conter . A minha professora era brasileira ,uma mulher fantástica e somos amigos desde mais que vinte anos
Beijos

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida Liliane!
Um texto que traz uma posibilidade de reflexao imensa.
Sao Joao da Cruz fala da solidao povoada que nos deixa criativos. A esta eu acolho
com carinho; a perniciosa, eu abomino.
Tenha dias abencoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Patricia Merella disse...

Olá Liliane,não não tenho medo da solidão. As vezes tenho necessidade de está comigo mesma. Hoje por exemplo, passei o dia comigo mesma. Fui ao shopping,tinha uma consulta para limpeza de pele. Depois fiz comprinhas,n gosto de comprar roupa com ninguém. Depois tomei um sorvete! Depois peguei meu trem e feliz da vida voltei para casa. Sim,o João está maior que eu.

Luli Ap. disse...

Olá Lilianeee
Sou apaixonada por Fernando Pessoa, na minha opinião, um dos maiores poetas universais!
E tb seus heterônimos, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis.
Maravilhoso esse poema Tabacaria!
Ter em si todos os sonhos do mundo 😍😍
Aaaaahhhhhh não tenho medo da solidão, acho que ninguém gosta muito, masssssss penso que tem diferença entre solidão e solitude (onde não há sofrimento em estar sozinho, a pessoa sente prazer na própria companhia).
Bjs Liliane sua linda
Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

O meu pensamento viaja disse...

Pessoa é único e impar! Estudei a obra a fundo na Faculdade.
Eu não tenho medo da solidão. Gosto de gente, mas gosto de tempo no meu mundo. Estar só não é solidão. É uma opção.

Nal Pontes disse...

Solidão quem não tem medo. Todos. Fomos criados para sermos seres social. O bom é que muitos sabem bem como lidar com ela.

Montana disse...

Tenho medo do abandono de familiares e amigos. Essa sim, deve ser horrível.
Estar só em casa não me assusta.
Bjs.