Minha lista de blogs

sexta-feira, julho 26, 2019

Blade Runner-caçador de androides





Assisti ontem na Netflix, o filme "Blade Runner- caçador de androides" de 1982.
Não entendi nada de nada, portanto não gostei.
Fui assistir para vê o ator Rutger Hauer, recentemente falecido.
Mas certamente se eu tivesse lido algumas coisas que foram escritas sobre o filme, teria algum entendimento.
Fazer o que? Rever o filme? Não, não quero perder esse tempo.
O filme se passa num futuro que agora já está próximo. Novembro de 2019 (?).

E o personagem de Rutger Hauer (o vilão Roy Batty) após um confronto entre ele e o personagem de Harrison Ford ( Deckard) que é o caçador de androides, nem é tão ruim, ou tem um momento de humanidade (o vilão) e salva-o de cair do telhado de um edifício.
Nesta ocasião faz um "discurso" que embananou mais ainda minha cabeça. 
"Eu vi coisas que vocês não imaginaram. Naves de ataques em chamas ao largo de Orion.  Eu vi Raios-C brilharem na escuridão próximo ao Portão de Tannahauser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer."  E morre.

O Diretor é Ridley Scott.
No elenco: Sean Young (Rachael), Daryl Hannah(Pris) além de Harrison Ford e Rutger Hauer e outros

O que representam os Androides, no filme?
Perigo? De quê?

Liliane




Eu vi coisas que vocês, humanos, nem iriam acreditar. Naves de ataque pegando fogo na constelação de Órion. Vi Raios-C resplandecendo no escuro perto do Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.... - Veja mais em https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2019/07/24/discurso-final-de-ruger-hauer-em-blade-runner-e-um-dos-mais-iconicos-do-cinema.htm?cmpid=copiaecola
Após um confronto final entre os dois, Roy salva a vida de Deckard, impedindo que ele caia do telhado de um prédio. Enquanto o caçador de androides o observa, o personagem de Hauer, que foi "programado" para durar um intervalo determinado de tempo e está se aproximando do final deste período, diz as falas que ficariam marcadas para sempre na mente dos fãs. Eu vi coisas que vocês, humanos, nem iriam acreditar. Naves de ataque pegando fogo na constelação de Órion. Vi Raios-C resplandecendo no escuro perto do Portão de Tannhäuser. Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer. No documentário Dangerous Days: Making Blade Runner, lançado e... - Veja mais em https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2019/07/24/discurso-final-de-ruger-hauer-em-blade-runner-e-um-dos-mais-iconicos-do-cinema.htm?cmpid=copiaecola
Após um confronto final entre os dois, Roy salva a vida de Deckard, impedindo que ele caia do telhado de um prédio. Enquanto o caçador de androides o observa, o personagem de Hauer, que foi "programado" para durar um intervalo determinado de tempo e está se aproximando do final deste período, diz as falas que ficariam marcadas para sempre na mente dos fãs.... - Veja mais em https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2019/07/24/discurso-final-de-ruger-hauer-em-blade-runner-e-um-dos-mais-iconicos-do-cinema.htm?cmpid=copiaecola

11 comentários:

_ Gil António _ disse...


Olá:- Não vi o filme e, para falar sinceramente, não acompanho muito o cinema.
.
Um dia feliz
.
** Carinho Clandestino **

Pedrita disse...

blade runner é maravilhoso. está entre os filmes preferidos do 007. vi o mais recente, os documentários sobre. obra de arte. rutger hauer está magnífico. acho que uma de suas melhores atuações. e a música, que esplendor. beijos, pedrita

O meu pensamento viaja disse...

Liliane, não vi esse filme e garanto que jamais o veria porque esse tema não me interessa. Pelo contrário, aborrece-me.
Relativamente à sua observação acerca dos portugueses serem grandes fumadores, não conheço estatísticas, mas acho que sim. Eu própria fui fumadora e quando decidi parar, parei.
Infelizmente o problema dos incêndios é muito mais complicado. Não é acidental. É criminoso. E a polícia tem que intervir e punir exemplarmente os responsáveis.
Por outro lado os políticos ( aí como aqui) são muito incompetentes e poderiam fazer muitíssimo mais do que fazem para prevenir este flagelo.

Bom fim de semana. Beijo

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... eu amo esse filme, quando assisti fiquei tão apaixonada pela trilha sonora (Vangelis) que não sosseguei enquanto não consegui que gravassem em fita cassete, rsrsrs
Sabe que eu acho que os humanos não queriam os replicantes pois o faziam lembrar deles mesmos, em melhor ou pior forma.
Beijosss!!!

Lete disse...

Lili, se não percebeu, então não vale a pena perder mais tempo, não é? Pode aproveitar para ver outra coisinha melhor. :) Obrigada pela opinião, não conheço, mas fiquei sem vontade de ver. Beijinho, querida amiga!

Patricia Merella disse...

Olá Liliane! A trilha sonora com vangelis é mesmo legal. Meu marido ama vangelis,mas o filme nunca vi meu marido claro que sim. Ano passado foi lançado o 2. O marido contou-me a história. Os Androides foram criados para fazer o trabalho do homem mas os andróides se revoltam. E o interessante é que um polícia se apaixona por um androide. Ano passado o marido queria q eu visse o segundo com ele e contou-me a história do primeiro. Bom fim de semana Liliane!

Isa Sá disse...

Nunca vi, mas pelos visto não perdi nada!


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Hugo disse...

O curioso é que este filme fracassou nas bilheterias quando foi lançado. Depois de 3 ou 4 anos quando foi lançado em VHS, tudo mudou. Fez sucesso nas locadoras e os críticos transformaram o filme em cult.

Gosto bastante da obra. A história, o clima, os personagens e a trilha sonora são os grandes destaques.

A sequência produzida em 2017 é mais pretensiosa e na minha opinião bem inferior ao original.

Luli Ap. disse...

Olá Lilianeee
Esse faz tempo que assisti e na época ainda não fazia anotações sobre os filmes vistos.
Preciso ver novamente.
Agora o Blade Runner 2049 eu ameeei muitooooo 😍😍
Tem o Ryan Gosling por quem sou apaixonada rsrsrs
Ótimo fds pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

alfacinha disse...

Não gosto muito de violência mas quando o filme é cativante verei de bom grado
beijos

Ana Freire disse...

Esse filme, tem uma banda sonora formidável! Mas já o vi, há tanto tempo que não lembro da história!...
E ele passou num dos canais da tv cabo, agora há muito pouco tempo... e escapou-se-me, na altura!...
Beijinho
Ana