Minha lista de blogs

sábado, setembro 09, 2017

Tangerines

Os vizinhos Margus e Ivo








A plantação de tangerinas.
Assisti hoje cedinho esse maravilhoso filme de 2013 que concorreu a Oscar de melhor filme estrangeiro.
É um filme enxuto sem grande cenários e que mostra a vida dura de Margus, plantador de Tangerinas e de Ivo, que faz os caixotes de madeiras onde serão colocadas as tangerinas para serem vendidas.
Todos fugiram para Estônia.
Eles são os únicos que permanecem no local.
É um filme que mostra os horrores de uma guerra, a guerra civil na Geórgia de 1992 para se libertar não sei de quem.
Por suas terras vão passando e se matando uns aos outros, mercenários.
Muito bonito o filme e a amizades dos vizinhos (Margus e Ivo) e dos mercenários feridos que eles ajudam a salvar.

Liliane








 

17 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu assisti La La Land no cinema. Há uma diferença entre assistir na TV e no telão. Eu gostei. Não achei ruim. Não é espetacular, mas é um bom filme. Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Lete disse...

Deve ser lindo... fiquei com vontade de ver, parece ternurento. :)
Obrigada pela sugestão, Lili!

Pedrita disse...

ah, fiquei curiosa. anotado. beijos, pedrita

Montana disse...

Neste dia quero desejar-lhe muitas felicidades. Muita saúde e tudo de bom.
Muitos parabéns querida amiga.

Hugo disse...

Este eu ainda não assisti.

O filme parece ser interessante.

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... super interessante este roteiro, vou procurar por aqui, valeu
pela dica!!!
Beijosss

Mona Lisa disse...

Não vi, mas pelo teu resumo iria gostar com toda a certeza.

Beijinhos.

Os olhares da Gracinha! disse...

Não vi mas vou estar atenta!!! Bj

Pensamentos Com Asas disse...

Adorei a dica! Confesso que fiquei curiosa par assistir ^_^

Elisabete disse...

Não conhecia. Fiquei curiosa.
Bjs

alfacinha disse...

É verdade ,esse filme é uma história realista que mostra a absurdidade da guerra.
Abraço

O meu pensamento viaja disse...

Infelizmente não vi.
Bom domingo.

Christiane Garcia disse...

O filme deve ser lindo!
Eu não sei se você vai gostar muito da série Calls of the heart. É bem água com açúcar. Eu adorei, precisava relaxar depois de dias muito corridos na escola.
Vim desejar uma ótima semana. Bjs

Ana Freire disse...

Ora aí está um filme que adoraria ver!...
Já fiquei empolgada, só com o resumo da história!...
Acabei de publicar todos os seus comentários, Liliane, que me deixou há pouco, lá no meu canto... mas antes destes, dos de hoje, não tinham chegado mais nenhuns...
O meu rouxinol do Japão... acho que morreu de velhice mesmo! Durou-me 20 anos! Ofereceram-mo num dia de Natal... e morreu num dia de Natal...
Passou os últimos dois anos, ceguinho... aprendeu a comer, beber e a tomar banho, em recipientes que eu deixava no fundo da gaiola para tal...
Manteve sempre até ao fim, o instinto de dormir empoleirado... e nunca no fundo da gaiola... assim eu deixava os poleiros, um nadinha mais altos do que a sua cabeça... pois durante o dia, passava quase todo o tempo no fundo da gaiola... ele levantava a cabeça... e com o bico no ar... tocava nos poleiros... e com base nisso... calculava o salto... para ir passar a noite neles... se falhasse o salto... os poleiros estavam tão baixos... que nunca se magoava...
Foi sempre um passarito muito feliz... e nada assustadiço... bem diferente de outro que tinha tido anos antes... e que ninguém podia sequer olhar directamente para ele...
Adoro o canto deles... era todos os dias, o meu despertador...
Depois de ele ter morrido... ainda não arranjei coragem para ter mais nenhum bichinho de estimação, nestes últimos anos...
Quando viajávamos de carro... levava o tempo todo, cantando no banco de trás, que nem um doido... na gaiola... no meio de malas, e com gente sentada ao lado... nada o incomodava... adorava um bom reboliço, em torno dele... Deixou muitas saudades o meu Fred!...
Dizem que os rouxinóis do Japão, de todas as espécies de aves, são os parentes mais próximos, dos extintos dinossauros... têm olhos grandes e bem expressivos... e umas cores lindas...
Beijinhos, Liliane! Feliz semana, e grata pelo montão de comentários, lá no meu canto!
Ana

Os olhares da Gracinha! disse...

Nas praias mais isoladas pode_se fazee nudismo e Portugal tem recantos em que essa prática não incomoda ninguém!
Érika esteve numa zona espetacular!!! Bj

Luli Ap. disse...

Olá Liliane
Que fantástico o plot desse filme!
Amei o fato de ser recheado de poetice como o fato de plantar tangerinas (amo os cítricos), o artesão dos caixotes para as frutas, a amizade entre eles e o fato de construírem um universo muito particular em meio as dificuldades.
Um filme que deve ser ao mesmo tempo lindo de assistir e que traz inspiração e motivação na medida exata.
Já levo a indicação fiquei bastante curiosa.
Beijo grande Luli
Café com Leitura na Rede

Maria Glória disse...

Este, tenho certeza, é um filme que prenderia a minha atenção por completo. Vou pesquisar.