Minha lista de blogs

segunda-feira, agosto 31, 2020

Dublinenses - James Joyce


Eu amo ler.
Eu amo tantas outras coisas.
E eu imaginava que tudo que eu tivesse lido ficaria eterno na minha cabeça.
Não fica.
As vezes, como que puxando muito e muito, vem lembranças das leituras.
Mas vem pequenos pedaços.
Por isso é importante riscar, grifar, fazer anotações e depois disso tudo ainda colocar  Adesivos coloridos e transparentes.

Ontem assisti uma Live da Editora Penguin com 2 tradutores sobre James Joyce.
Falaram rapidamente sobre Ulisses, traduzido também pelo Caetano Galindo .
Os comentários que eles fizeram de Dublinenses me deixaram entristecida.
Eu não lembrava de praticamente nada e fiz a leitura em dezembro/2019.
A minha Edição é a 2ª e foi lançada em 1994 pela Editora Siciliano.
Dublinenses do tradutor Caetano Galindo foi lançada em 2018.
Conclusão: preciso reler. 
De Dublinenses que li há menos de 1 ano, não lembro nada.

James Joyce me encantou desde que comprei o livro Ulisses de mais de mil páginas, traduzido a minha edição por Antonio Houaiss.
Nunca li.Ou melhor, li umas poucas páginas que logicamente não lembro de nada
Mas saber que o livro conta uma história que se passa num único dia, deixa qualquer um curioso.

Liliane



8 comentários:

Lete disse...

Lili, é verdade, também não me lembro de todos os livros que li, mas tenho uma vaga ideia dos assuntos/temas tratados em cada um. Dos que não gostei nada, não me esqueço porque considero que foi tempo perdido e eu odeio perder tempo. Bem, não deve ter sido tempo perdido, sempre ficam as palavras, só se aprende a escrever sem erros através da leitura. :) Beijinho, querida, boas leituras!

lenalima disse...

Já não compro mais livros, minha estante tem muitos e a metade já me esqueci.
Minha visão está muito ruim, por isso ESTOU DANDO PRIORIDADE PARA LER NO COMPUTADOR, aumento as letras. boa semana!

Os olhares da Gracinha! disse...

Liliane... adoro sublinhar os livros que leio!!!
Boas leituras!!! 👍

Ana Paula disse...

Faz tempo que eu li também, foi para uma prova da faculdade de Letras. Já está na hora de reler.

Lembro de detalhes de poucos livros.

Andréa Santana disse...

Olá, querida Liliane!
Os livros são grades companheiros.
Leio desde os meus 13 anos, comecei com a série Vaga_Lume, acho que essa coleção fez parte da vida de todos nós.
Eu também amava Poliana que faz parte da minha adolescência, entre outros.
Bons livros são inesquecíveis!

Beijinhos ♥

O meu pensamento viaja disse...

Liliane, Ulisses foi dos poucos livros - ou mesmo o único- que não consegui ler. Tão confuso, tão obscuro! Venceu-me. Continua na minha estante, mas não acredito que algum dia o leia. Coragem!

Ana Freire disse...

Afinal isso não acontece só comigo!... Mas não me importo!...
Mesmo quando estou lendo um livro pela segunda vez... começo com o mesmo espírito de entusiasmo, como se da primeira vez se tratasse...
E também sublinho e anoto, tudo o que leio...
Beijinhos! Boa semana, óptimo Setembro! E boas leituras!...
Ana

Montana disse...

Estou a reler um livro que li em 2007.
Já não me lembro de nada. É como se fosse a primeira vez.
Beijinhos.