Minha lista de blogs

segunda-feira, fevereiro 03, 2020

Machado de Assis - Joaquim Nabuco










Comprei na Amazon para o Kindle, um livro de Cartas de Machado de Assis.
Sou apaixonada por Biografias, Memórias, Diários e Cartas.
E vejo que ele manteve uma amizade grande com Joaquim Nabuco, o abolicionista, com quem  trocou muitas e muitas cartas.
No livro a gente só vê apenas as cartas de Machado de Assis.
Eu imagino a solidão em que ele viveu depois da morta da esposa Carolina. 
Com Joaquim Nabuco ele escreve sobre isso.

Acho que não estou na metade das cartas.
Mas estou completamente encantada. 

As cartas falam também da Academia Brasileira de Letras, dos candidatos a ocupação das Cadeiras.
E tem sido bom conhecer ocupantes dessas cadeiras bem no inicio de quando foi criada.
Ler, enriquece. 

Segue trechos.
"Foi-se a melhor parte da minha vida, e aqui estou só no mundo".
Carta de 20/11/1904.
Fazia 1 mês que sua Carolina, tinha falecido.

"Adeus, meu caro Nabuco, desculpe esta letra que nunca foi boa e a idade está fazendo pior, e não esqueça o velho amigo que não o esquece e é dos mais antigos e agora o mais triste." 
Carta de 14/05/1907.

Machado de Assis nasceu em 21/06/1839 e faleceu em 29/09/1908, tinha 69 anos
Joaquim Nabuco nasceu em 19/08/1849 e faleceu 17/01/1910, tinha 61 anos.

Liliane


16 comentários:

Pedrita disse...

realmente vc adora livros de cartas, deve ser muito interessante. os dois deviam ter afinidades por serem muito cultos e negros. beijos, pedrita

" R y k @ r d o " disse...

Boa tarde:- Acredito que seja um bom livro de ler.
.
Cumprimentos poéticos
.
…………… Poema ……………
^^^ Essência de mulher ^^^

Ana Freire disse...

Deve ser um livro super interessante! Desconhecia a afinidade de ambos!
Beijinhos! Feliz semana, e óptimas leituras, Liliane!
Ana

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... acho bacana essa tua preferência por cartas.
Não sabia que os dois eram amigos!
Beijosss!!!

Os olhares da Gracinha! disse...

Obrigado por dar a conhecer!
...
Liliane tanto os Açores como a Madeira são duas boas escolhas para passear em território português!
São ilhas muito diferentes mas têm recantos fantásticos por isso se um dia quiser conhecer não se vai arrepender!
Bj

alfacinha disse...

Eram homens nobres que lutaram contra a escravidão. Hoje, a escravidão não mais existe legalmente, mas se manifesta de outras formas em nossa sociedade.
beijos

Andréa Santana disse...

Olá, querida Liliane!
Dois grandes nomes, eu sou fã do Machado de Assis.

Beijinhos ♥

Pedrita disse...

verdade, estou tentando lembrar com quem da época q confundi.

Montana disse...

Liliane, nunca li nada deles.
Beijinhos.

O meu pensamento viaja disse...

Liliane, não li nada desses autores, mas, tal como você, gosto imenso de biografias. Beijo

Luli Ap. disse...

Olá Lilianeee
O livro deve ser sensacional.
Sabe que passei a me interessar por livros que tem correspondência como premissa por sua causa?
São páginas acolhedoras, intimistas e com afeto para se ler!
Levo a indicação para a lista dos desejados.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Os olhares da Gracinha! disse...

Liliane... não achei caro o custo de vida na Madeira para uma classe média!
Mas é uma ilha que vale a pena conhecer assim como os Açores!
Bj

Isa Sá disse...

Deve ser uma leitura interessante!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Bell disse...

Sdd Lili


bjokas =)

Larissa disse...

Nossa, a frase dele após a morte da esposa é bem tocante. Imagino a solidão e tristeza que tomou conta dele mas é bom saber que tinha um amigo para quem se abrir e dizer o que se passava com ele e o que sentia. Gosto muito do autor.

Abraço,
Parágrafo Cult

Nal Pontes disse...

Muito interessante ler biografia e cartas de uma pessoa pra outra. Eu tmb gosto. Bjs querida