Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 26, 2006

Várias coisas no carnaval.

Estava lendo na maravilhosa revista ENTRELIVROS, um texto do livro de um escritor austríaco, que nunca ouvi falar. Thomas Bernhard é o autor. Origem é o nome do livro. É uma coletânea de 05 relatos autobiográficos. Daniel Piza, o lindo e culto Daniel Piza comenta que é possível vê duas experiências traumáticas na vida do escritor: o bombardeio de Salzburgo durante a 2ª Guerra Mundial e o período em que ficou internado num sanatório com infecção pulmonar, à beira da morte. Mas o que me espanta é uma descrição que ele faz sobre genitores. Terrível. Só pode sair da cabeça de um homem que tem zero de espermatozóide. Zero mesmo. Ele diz: "com ignorância e vileza absolutas, nossos genitores nos pôem no mundo e, feito isso, não consegue lidar conosco, todas as suas tentativas fracassam, eles desistem logo, mas sempre tarde demais, e somente quando já nos destruiram faz tempo."
Quem tem filho sabe como se tenta agradar e acertar.

Nossa cadela cuiabana, Fanny Valentine está com um tumor de fígado. Ainda está caminhando e comendo muito, coisa que sempre gostou de fazer, mesmo a gente controlando. Mas vê-la com o abdome imenso, deambulando com alguma dificuldade, quase sem músculo, a pele seca e descamativa, é terrível. Não sou veterinária mas acho que a conduta é a mesma de gente. Vale a pena fazer quimioterapia? Não sei. Se se faz necessário uma paracentese para diminuir aquele volume abdominal que incomoda de andar e de deitar.
Sempre que estou perto, converso com ela. Digo como ainda é bonita e querida. Mesmo com o pêlo começando a rarear, os tornozelos apresentando edema e ela já não podendo correr pelo apartamento. Ela deve entender. Isso deve ajudar
Fanny querida, a gente ama você.

Meus (filho e filha) foram com o parceiros para o carnaval de Bezerros. Bezerros é uma cidade do interior onde tem "papangus". Nem sei bem o que eles representam. Mas sei que são lindos e alegres. Já quis me vestir de papangu.
A Secretaria de Saúde se preparou para atender os excessos. A gente sempre se prepara.

Ontem ainda dei uns "pulinhos" no meio do Galo da Madrugada. Desta vez sem saltos. Mas voltei rápido. Tive medo de ser assaltada mais que ser esmagada pela multidão.
Acho frevo contagiante. Adoro carnaval.
Liliane

8 comentários:

Marcus disse...

Nossa, o Galo da Madrugada! Esse é tradicional mesmo! Um dia ainda vou passar um carnaval em Recife!

Lena disse...

Menina, sumo, mas sempre volto... E cheia de saudades, viu? Muita coisa rolando, mtas que não posso contar, mas tô de peito aberto para enfrentar o mundo. Bjo e bom carnaval.

Anônimo disse...

Viajando agora pelo Sul, pude constatar que esse medo de ser assalto está virando um pânico generalizado.Lendo esse trechinho seu sobre isto, me lembrei de pessoas que já nem saem mais de casa... É lamentável. Mas, será que não estamos exagerando?
Abraços.

Júnio disse...

Liliane prometo voltar depois e comentar seu post.
Explicando...Tem blogueiro que faz uma coluna de homenagens em seus blogues. A cada semana, quinzena ou mes, eles homenageiam um blog "amigo" no seu blog pessoal. o Dilberto do blog Morcegos teve a idéia de montar uma família com seus homenageados e ela continua crescendo. Ainda no campo das idéias ele tenta reunir toda a "família" para um post comum a todos a ser realizado no último domingo de cada mes.
Essa idéia da comunhão de posts é parecida com a da Micha do Blog Carpe Diem que realiza post comunitários aberto a todos que quiserem participar.
O blog Morcegos é de um cara fenomenal, poeta e amante do cinema, ele é maranhense que de lúgubre só tem o nome do blog. Morcegos é o nome de uma de suas poesias.
A Micha professora de educação física de Niterói pessoa fantástica.
Os links deles estão no meu blog de uma conferida.
Espero que tenha entendido.
Beijos.

Lia Noronha disse...

Liliane: nao estava conseguindo entrar e comentar no seu Paulamar...saudades.
Beijos bem carinhosos nestes dias de folia!
Obrigada pelo seu carinho no meu Cotidiano.

Anônimo disse...

Papangu...que legal...fazia tempo que nem ouvia essa palavra...rs! É da minha época de carnaval lá no Ceará...bons tempos!
Nossa, fiquei com muita pena da sua cadela...é um sofrimento mesmo!
Carnaval aqui passou longe...rs! Tá muito tranquilo!
Bjos...um ótimo restinho de carnaval!

Caíla disse...

Ai, Fanny.. puxa mesmo um cãozinho como sofremos junto, não?
Beijos

Zana disse...

Oi, Liliane, morri de pena da sua cadela... puxa, tadinha. A gente sofre junto, né?
Vc fez plantão nesses dias?
um beijo!