Minha lista de blogs

quarta-feira, junho 13, 2018

Fernando Pessoa




"Não sou nada.
Nunca serei nada
Não posso querer ser nada
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo".

Texto da Tabacaria, de Fernando Pessoa.

Eu era estudante de medicina e tinha um Professor de Patologia chamado Bezerra Coutinho.
Era muito culto.
E nas suas aulas, além de Patologia, citava trechos de escritores famosos.
Todo mundo tinha medo dele. Eu também.
Numa aula ele disse esse texto de Fernando Pessoa.
Fiquei encantada. 
Pedi que ele se possível, repetisse.
Ele não repetiu mas pediu que no final da aula falasse com ele.
Dai começou meu encanto por essa figura de aspecto sempre triste.

Fernando Pessoa hoje faria 130 anos, se não tivesse falecido em 30 de novembro de 1935.
Viveu apenas 47 anos.
Mas deu tempo de enganar com promessas de casamento, a Ophelia.

Liliane

18 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

E deixou-nos um belíssimo legado!
bj e gosto da partilha

Mona Lisa disse...

Um poeta, escritor, dramaturgo....que muito aprecio.

P.S.
Canícula significa "dia de intenso calor"

Ontem fui ver este filme. É francês e gostei imenso. Cada vez gosto mais de filmes Franceses.
Não vi o outro( Melodia) porque mudaram a hora e não vou sozinha à noite para o cinema, pois não ando, à noite, no metro.

Vi este:

O Workshop
Título original:
L'Atelier
De:
Laurent Cantet
Com:
Marina Foïs, Matthieu Lucci, Florian Beaujean
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
FRA, 2017, Cores, 133 min.
É Verão em La Ciotat, uma cidade costeira próxima de Marselha (França). Um grupo de jovens inicia um curso de escrita criativa com a célebre Olivia Dejazet. Entre eles está Antoine, um rapaz revoltado, de origem humilde, que ali se encontra a contragosto. A ideia do curso é desenvolver entre eles um romance policial que inclua aspectos da cidade e da comunidade em que cada um se insere. Mas quando, num rasgo de inspiração, Antoine apresenta à turma um texto de teor racista, vê-se imediatamente ostracizado por todos os outros. Olivia, apesar de desagradada com o tema, vê nessas palavras um pedido de ajuda e interessa-se pelo rapaz.
Com realização do multipremiado cineasta Laurent Cantet ("Recursos Humanos", "A Turma", "Foxfire - Raposas de Fogo", “Regresso a Ítaca"), que escreve o argumento em conjunto com o seu colaborador habitual Robin Campillo, um filme que analisa a multiculturalidade francesa e as suas dicotomias. Com a actriz Marina Foïs a encarnar a personagem de Olivia, o filme conta ainda com a participação dos estreantes Matthieu Lucci, Florian Beaujean, Warde Rammach, Julien Souve e Issam Talbi.

Beijinhos.



Pedrita disse...

fernando pessoa é fascinante. beijos, pedrita

Larissa Santos disse...

muito bom! Soberbo.

Hoje: - Adormecer na dor das palavras.

Bjos
Votos de uma óptima Noite.

O meu pensamento viaja disse...

Tenho imensa admiração e respeito por Pessoa.

alfacinha disse...

Fernando Pessoa graças a poemas nunca faleceu e continua a viver, e bem vivo nos países lusofónicos.Mesmo sei citar alguns dos seus poemas.
Bjs

Os olhares da Gracinha! disse...

Liliane a cidade nas margens do Douro em frente ao Porto chama-se GAIA!
...
Figueira da Foz fica à beira mar mas é uma cidade perto de COIMBRA!
Bj

Os olhares da Gracinha! disse...

Liliane a cidade nas margens do Douro em frente ao Porto chama-se GAIA!
...
Figueira da Foz fica à beira mar mas é uma cidade perto de COIMBRA!
Bj

Hugo disse...

Na verdade eu adotei a poodle já adulta, mas não sei exatamente a idade dela. Hoje já está mais velhinha, acredito que tenha pelo menos uns 12 anos. Eu estou com ela faz 6 anos e meio.

Lete disse...

Gosto muito dos poemas de Fernando Pessoa, quem não gostará? :)
Obrigada pelas deliciosas citações e pela encantadora reflexão!

Jane Quintela de Carvalho disse...

Também sou fã dele Liliane... nesta semana trabalhei com os alunos este
primeiro pensamento!!!
Beijosss

Luli Ap. disse...

Olá Lilianeeee
Ahhhh eu acredito que existem "bruxas" más, muitoooooo más como a do apê 12 e minha vizinha do 30 hihihi eu gostaria de colocar as duas num foguete e enviar para Marte só com passagem de ida, massssss acho que ia ficar com dó dos marcianos hihihi
Sério tem gente que é muito chata mesmo, está sempre arrumando confusão e aprontando.
Eu acho que são pessoas infelizes viu!
Porque para atazanarem tanto os outros devem querer extravasar maldade e infelicidade :(

Aaaaaahhhhhh Fernando Pessoa!
Sou completamente apaixonada por ele 💞💞
E quando descobri que tinha heterônimos me apaixonei por ele outras três vezes (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis)
Gratidão por trazer as palavras e a genialidade dele neste post!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Montana disse...

Gosto muito de ler Fernando Pessoa.~
Bjs.

Fátima Oliveira disse...

Tenho muita admiração por Fernando Pessoa, ele tinha um maneira especial de se expressar.
Beijos.

Elisabete disse...

Um génio!
Bjs

Ana Freire disse...

Uma formidável selecção, de Pessoa, por aqui, Liliane!
Adorei!... Gosto por demais, da escrita densa e fascinante de Pessoa... pelo que fiquei encantada, com algumas das suas palavras mais leves por aqui... vou anotar aqui um poema, desta sua fantástica selecção, para qualquer dia, o destacar lá no meu canto, com um link para aqui, pois claro...
Beijinhos! Feliz domingo!
Ana

Andréa Santana disse...

Olá, Liliane!
Fernando Pessoa é simplesmente imortal, um gênio!

Beijinhos ♥

Patricia Merella disse...

Inesquecível,imortal...amo muito!