Minha lista de blogs

terça-feira, julho 07, 2026

Diário secreto, 02 volumes, Humberto de Campos



 

Em outubro de 2010, quando consegui comprar esse livro que procurei por muito e muito tempo, fiz uma postagem no Blog. Está lá. Reli agora.

E agora vim complementar o que escrevi sobre esse maravilhoso livro.

Lembrando que ele só foi publicado uns 20 anos depois de escrito.

Era uma exigência de Humberto de Campos que nesses Diários escrevia notícias que poderiam criar problemas para ele.

Esses Diários foram escritos de 1906 até 1934 quando ele morreu. 

Achei esse 3 textos do livro que faz parte dos meus poucos "Calhamaços".

"Estamos no mês de março do ano de 1906. Tenho 20 anos incompletos, e, se alimentos sonhos de glória, são estes tão obscuros que desaparecem ante o espetáculo dos meus sonhos de amor.

A minha paixão por Judite Teles manifestou-se porque era ela que se achava no meu caminho. A primeira casa que me abrissem, eu me apaixonaria pela mulher que estivesse lá dentro. Apareceu Judite? eu tinha de ser Holofernes." 

"Sábado, 19 de maio: Rua 7 de setembro, quase esquina de Gonçalves Dias, encontro Lima Barreto, que se arrasta, imundo e cabeludo. Falo-lhe do mau tempo e da chuva que vai desabar. Ele, oscilando entre uma perna e outra, respondeu: Eu não tenho medo; quem bebe não constipa. Tens aí um níquel? Tiro do bolso do colete uma prata, que ele recebe sem agradecer."

Esse livro é uma delícia de leitura.

Já comprei cheio de grifos e anotaçôes.

Fiz outros tantos de grifos. 

Liliane

#fechadocombolsonaro

#freebolsonaro

#bolsonarofree

#PCC e CV são terrorista


 

2 comentários:

Pedrita disse...

ah, que interessante. beijos, pedrita

Os olhares da Gracinha! disse...

Também gosto de fazer anotações e sublinhar no livro que leio!