Minha lista de blogs

quarta-feira, agosto 06, 2014

Caldo de cana

Todo dia, quando saio de casa, depois do almoço, encontro na esquina, um homem e sua máquina de fazer caldo de cana.
Ele estaciona num local péssimo para nós motorista.
Mas é o local onde ele tem mais clientes.
Já gostei muito de caldo de cana.
Tomava sempre, nas ruas por onde andava, depois das aulas.
Agora, não gosto porque não consigo esquecer o tanto de açúcar que ele contêm.

A moedeira.
E também porque, imagino que, a noite, quando a máquina está parada, um monte de formigas e de baratas passeiam por ela. Devem fazer a festa com tanto caldo doce.
Isso mesmo. A máquina, acho,  não tem como ser lavada.
Comecei a dizer para meus pacientes que não tomassem caldo de cana.
Não acredito que eles tenham seguido minha orientação.
Mas, lembrei de formigas e baratas.

Com pastel.
Tem gente que gosta dele com pastel. 
Com gelo.
Eu gostava com gelo.
Faz mais de 20 anos que não tomo caldo de cana.

Por aí tem esses moedeiros de cana?
Não sei se existe, outro tipo de máquina ambulante.
Só conheço esse da foto que encontrei na Internete e é a que vejo por aqui.
Liliane

23 comentários:

chica disse...

Nunca consigo tomar, pois mesmo sendo de maquininha, lembro dos arrepios que me dava chupar cana,rs bjs,chica

Lulu on the sky disse...

Gostava de tomar quando era criança, cresci e não suporto mais o gosto.
Como você é uma de nossas leitoras, convido para responder a nossa nova pesquisa de público e ajudar nas melhorias do blog. Conto com sua participação.
Big Beijos

Patricia Merella disse...

Liliane,eu amo caldo de cana,marido disse que quando foi a São Paulo tomou na avenida Paulista com pastel e amou o pastel mas o caldo achou doce demais.Doce infancia a minha que esperava ansiosa pelo Sabado para irmos a feira com mainha e tomar caldo de cana com pastel dentro do mercadão no interior da Bahia,voce me fez viajar no tempo,beijinhos

Ana Maria Braga disse...

Aqui, em Fortaleza, tem uma casa que a especialidade é caldo de cana com pastel. Chama-se Leao do Sul. Só vive lotada e é bem antiga.
Tb tenho receio com a limpeza dessas máquinas.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Aqui na cidade tem alguns Liliane! Eu não gosto muito, prefiro chupar a cana, mas meu marido adora caldo com gelo e as vezes compra para ele...mas que tem muito açúcar, isso tem mesmo! Beijos !!!
CamomilaRosa

Lia Gloria disse...

Eu nunca gostei de caldo de cana. E pra completar, não sei de onde tirei o preciosismo de encrencar com o nome que dão, além desse: garapa. Não suporto esse nome. E não sei porquê. rs
Imagine, então, com baratas e formigas. Pois sim, é isso mesmo que acontece com as máquinas.

bjs

Montana disse...

Liliane, no Funchal há canas de açúcar e em miúda costumava chupar aqueles bocadinhos da cana. Era doce e eu gostava, agora caldo de cana é a primeira vez que ouvi falar.
Beijinhos.

decorayadora disse...

No conozco ese caldo amiga querida !! Que tenga buenas noches

AnaCristina disse...

CALDO DE CANA AQUI EM RIBEIRAO PRETO QUASE SAI DA TORNEIRA RSRSRS por aqui é só cana plantada! AMO caldo de cana mas....nao da pra beber açúcar liquido com frequencia....infelizmente

Nal Pontes disse...

Oi Liliane, qd eu era criança meu pai tinha uma plantação de cana, ele costumava dar a gente em fiada no tipo de espeto da própria cana,chamava-se rolete de cana. Outras vezes ele ia até a feira onde tinha uma dessas máquinas e pedia para o homem fazer o caldo da cana, nós fazíamos a festa tomávamos com pão doce. Eu gosto até hoje, agora com pastel, mas fico só no gosto. Pois tmb deixei de tomar faz tempo.Por causa da higiene o gelo no caldo, etc Mas de vez enquanto vou na feirinha agora de boa viagem e não resisto.
Tem coisas que é assim. A gente gosta. bjsss

Zizi Santos disse...

Hoje mesmo pensei em tomar caldo de cana. Faz tempo que não bebo. Na feira livre, a máquina é mais higiênica do que na pastelaria. Mas esqueci e não fui.
Além das baratas e formigas, tem a contaminação pelo barbeiro. Dizem.

bj
Zizi

Maria Alice disse...

Olá Liliane!
Quando volto para casa passo num "caldo de cana" até que arrumadinho. Vou tirar foto e postar. Mais um momento para lembrar de vc. O caldo de cana não será mais o mesmo! beijos

Lia Gloria disse...

Pose de frango assado é a treva, mimata kkkkkkk
Mas agora é diferente, a mulher pode ficar em outras posições rs
bjs minha lindona!

Lulu on the sky disse...

A pesquisa de público deixei o link no meu comentário.

Nal Pontes disse...

Oi Liliane esse tema me deixa com água na boca, deixar de tomar é difícil, e eu até q resisto. Quanto ao rolete de cana, não sei se ainda vendem, pesquisei na net e vi muitas imagens. qd eu era criança vendiam de porta e porta. Hoje nunca mais vi. Bjss

Lan Polo disse...

Tomei a semana passada caldo de cana com abacaxi. Meu Deus... Acho divino. E foi junto com pastel. Ririri depois posto a foto. Bjus

O meu pensamento viaja disse...

Nunca provei e com a sua descrição de barata e formiga, jamais provarei.

Respondendo à sua pergunta, para que o cesto não se estrague, no fundo, colocamos um prato de plástico e sobre ele o vaso com a planta.
Simples!
Beijo

Christiane Garcia disse...

Liliane, vc é muito engraçada...rsrs... Acabou com a graça do caldo de cana. Eu particularmente não gosto muito, nas vezes em que eu tomei, senti uma certa indigestão. Aqui nas feiras tem caldo de cana sempre ao lado da barraca de pastel.
Um grande bj para vc

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... eu adoro, aqui na minha cidade tem um senhor que vende e ele é bem limpinho, rsrsrs eu gosto com gelo e limão... beijosss!!!

Ana disse...

Uma vez, há muitos anos, provei e não gostei. Também não sou louca por pastel, mas reconheço que caldo de cana com pastel é uma tradição, principalmente em São Paulo.

Os olhares da Gracinha! disse...

Nunca provei...

Vero Kraemer disse...

Lili querida, amo caldo de cana!
Mas s´tomo de vez em quando. Realmente tem muito açúcar... rs
beijos
Vero

Unknown disse...

Amo caldo de cana mas não posso tomar
Quando era criança tomava sem problemas mas há vários anos quando tomo, pode ser pouca quantidade, me dá um revertério sem tamanho, além da dor de barriga e vômito fico horas e horas com uma cólica intestinal daquelas de ficar se retorcendo na cama, é uma sensação horrível demais
Aos sábados ao lado de casa tem uma feira, anteontem pensei: poxa já faz tanto tempo que não tomo caldo de cana será que sarei?
Passei tão mal mas tão mal que jurei que foi a última vez, tomei um copo só, 200ml...quase morri de dor, fora a dor de cabeça que estou atá agora
Caldo de cana nunca mais! rs