Minha lista de blogs

terça-feira, setembro 11, 2007

O trem.

Vendo a reportagem da viagem de trem dos ministros deste des-governo, imaginei que aquele tiroteio seja uma constante aos trens, aos funcionários do trem e a população que faz, do trem, seu meio de transporte diário.
Deve ter sido cômico se não fosse trágico.
A única diferença é que agora foi noticiada.
A imprensa estava lá sendo, também, agredida.
Um absurdo completa. Tem meio absurdo?
E vem o Márcio Fortes dizer que está acostumado com aquilo. Acostumado como? Rodeado de segurança? Andando de certa maneira protegido. E nós outros?
Não consigo conviver com um país tão desgraçado quanto esse.
É porcaria demais para meu gosto.

Lembro que um tempo da minha vida, "inventamos", eu e minha amiga Sarita, de fazer um passeio de trem com nossos filhos ainda pequenos. Passeio pequeno. Pequeno e rápido. Nós não sabíamos que ia ser daquele jeito.
E lá fomos nós.
Felizes, até o trem começar a viagem.
O passeio foi um terror. O trem foi apedrejado em todo percurso. Não eram balas. Acho que não. Acho que eram paralelepípedos das margens.
Ficamos todo tempo em pé sem conseguir entender ou explicar aos filhos porque aquela canalhada se comportava assim. As crianças sentadas no chão. O medo de ter a janela quebrada pelas pedras.
Ainda tenho vontade de chorar quando lembro daquilo.
Liliane

4 comentários:

Susana Jas disse...

Credo Liliane, o que e' isso ? Viagem de trem um viagem no tunel do terror ?
Que diferente das viagens de trem por aqui... aqui o trem e' um meio de transporte mais popular que o onibus (mais caro tambem).
O unico inconveniente e' que `as vezes, o trem tem de parar por muito tempo para resolver "probleminhas" que surgem: muitas pessoas ainda se suicidam se atirando na frente dos trens...

Um abraco,

Susana

Anônimo disse...

Que terror!!!
E pensar que passei muitas vezes por aquela linha, quando, antes do meu carro chegar ao Rio, pois precisava ir a Universidade Gama Filho que fica na Zona Norte do Rio de Janeiro e ir de ônibus era um terror. Naquele tempo, há 20 anos atrás, era ótimo, mas logo o meu carro chegou. Mas foi bom, enquanto durou.
Andar de trem por cá, é ótimo e os trens na Holanda são muito bons. Ah! nesta semana ou na próxima vamos de trem a Maastrich, que fica no sul da Holanda...
bs,

Luci disse...

eu tenho boas lembranças dos passeios que fiz de trem, Liliane.
no caso do rio, seria cômico, não fosse trágico!
bjs!

***
as imagens do post de hoje foram escolhidas no site da hallmark (tem o link no final do post) ou então eu uso o corbis.com para procurar.
bjs!

Jôka P. disse...

Quando morei na França andei muitas vezes de trem. Eram muito seguros, modernos, pontuais e confortáveis.
Mas isso era lá na França.