Minha lista de blogs

quinta-feira, outubro 21, 2021

Diário Secreto de Humberto de Campos


Diário Secreto de Humberto de Campos

Na época que Millor Fernandes escrevia na Revista VEJA e eu nem era assinante, li trechos deste livro e me apaixonei.

Guardei por um tempo as Crônicas. sempre muito boas, que ele escrevia.

E quando ele comentou desse livro do Humberto de Campos, passei a procurar em Sebos, por esse livro
Procurei o livro semanalmente, alucinadamente.
Até para o Millor e a para a revista Veja eu escrevi, algumas vezes, perguntando onde ou como encontraria esse livro. 

Ele e a revista nunca deram resposta. 

Mas minha procura continuou.
 E um dia localizei o livro num sebo aqui do meu bairro. 

Daí foi só me comunicar com a dona e compra-lo. 

São 2 volumes e me custou R$ 200,00. O livro está inteiro e cheio de grifos. 

Adoro grifos e faço grifos. Para mim funciona como uma observação.

Humberto de Campos que eu só conhecia de nome, foi o maior cronista dos anos 30, segundo Millor Fernandes. E sua leitura era obrigatório, ele diz.
Humberto de Campos começou a escrever esse diário em maio de 1906 quando tinha 20 anos incompletos.
Nesta ocasião apaixonou-se por Judite Teles. "Minha paixão por Judite Teles manifestou-se por ela, unicamente porque era ela quem se achava no meu caminho. A 1ª casa que me abrissem, eu me apaixonaria pela mulher que estivesse lá dentro".

Milllor transcreve do Diário: “5ª feira-1º de março-Em palestra íntima, Bilac fala-me de sua velhice, dos seus 53 anos solitários. Noto na sua palavra pavor invencível do túmulo, da aproximação soturna do fim. Resultado, talvez, do celibato.”

“Sábado, 19 de maio: Rua 7 de setembro, quase esquina de Gonçalves Dias, encontro Lima Barreto, que se arrasta, imundo e cabeludo. Falo-lhe do mau tempo e da chuva que vai desabar. Ele, oscilando entre uma perna e outra, respondeu: Eu não tenho medo; quem bebe não constipa. Tens aí um níquel? Tiro do bolso do colete uma prata, que ele recebe sem agradecer.”

Não tinha como perder a vontade de continuar procurando por esse livro.
Minha paixão por biografias, cartas, diários e memórias de pessoas que me inspiraram ou inspiram é imensa.
 

Liliane 

#fechadocombolsonaro

 

6 comentários:

Pedrita disse...

tem livros que são muito difíceis de achar mesmo. beijos, pedrita

camdandusler disse...

Kitaplar başka bir dünyanın anahtarını sorgusuzca bizlere sunuyor seviyorum bu yüzden... teşekkürler paylaşım için Liliane:)

Os olhares da Gracinha! disse...

Que bom ter encontrado!
...
Aquela aldeia "Fajão" foi recuperada e tem muita gente durante o verão só que era um dia de calor e as pessoas evitam o sol!
Se um dia regressar a Portugal venha conhecer as nossas aldeias típicas, as de xisto são bem lindas!

Nal Pontes disse...

Oi Liliane também gosto de biografias. Vidas das pessoas cada uma diferente da outra. Coisas interessante acontecem. Valeu a pena procurar. Gosto de você por sua persistência e determinação. Sempre consegue o que deseja. E será assim na sua vida sempre conquistando. Bjs querida

Ana Freire disse...

Não deverá ser livro fácil de encontrar... mas deve ser super interessante, mesmo!
Fico super contente, que tenha conseguido achar!
Beijinhos!
Ana

Luli Ap. disse...

Me encantei com biografias pelas suas resenhas sempre instigantes e maravilhosas.
Alguns livros são mesmo uma raridade e valem muito a pena procurar e insistir em sua aquisição ❤❤

Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br