Minha lista de blogs

terça-feira, dezembro 06, 2016

Últimas leituras

Scott e Zelda
Sou apaixonada por livros de cartas, diário, biografia, memórias.
Leio outras coisas mais prefiro esses.
E tenho muitos.
Muitos lidos e até esquecidos.
Por isso, risco, risco muito meus livros.
Quem for ler depois, se ler, porque não gosto de emprestar, os grifos podem servir de alguma coisa.
No momento estou lendo esse livro de cartas trocadas entre F. Scott Fitzgerald e Zelda Sayre Fitzgerald.
A vida deles foi de muitas farras mas de muito amor.
Até Zelda precisar ser internada em Clinicas Psiquiátricas, as cartas que começaram no início do namoro, permaneceram.
A preocupação com o tratamento dela é uma constante na vida dele.
E as cartas dela, durante as internações mostram as distorções dos pensamentos.
Ela foi diagnosticada com Esquizofrenia  e para complicar tinha Eczemas, não sei onde.
Talvez no corpo todo.
Mas, me encanta ler cartas.
Valeu
Esse recém comprado Cartas Extraordinárias, trás as cartas manuscritas e em seguida a transcrição traduzida.
É maravilhoso.
Ainda não estou lendo de verdade, mas já li umas poucas cartas. 
O bilhete de Jack, o estripador, para o Chefe de Polícia, está neste livro.
E é de arrepiar.

Já tinha um livro "Documentos e Autógrafos" de Pedro Corrêa do Lago, uma maravilha de leitura e que penei para encontrar e comprar.
Não havia internete, imagine.
A carta escrita pela Princesa Isabel para um amiga, quando o navio que levava a família real para Portugal é de fazer chorar. Chorei.

Katherine
Esse Diário e Cartas, de Katherine Mansfield, acabei de ler.
Ela morreu cedo aos 34 anos, acho, de Tuberculose depois de ficar muito tempo internada em clinicas especializadas.
O que estranhei foi o contato dela com pessoas aparentemente sadias, quando se sabe que a Tuberculose é contagiante.
Este livro tem cartas lindas para o marido por quem era apaixonada.
Adoro histórias de amor.
E histórias reais de amor, são muito, muito melhor.

Mas, não gosto de poesias.
Quem tiver suas poesias deixe bem longe de mim.
Liliane


9 comentários:

Pedrita disse...

gosto de ler livros com cartas tb. mas acho q não sou tão apaixonada quanto vc pelo tema. ah, vc leu flush da virgínia woolf? o livro dela que mais vendeu e mais foi traduzido. foi quando realmente a autora passou a ganhar dinheiro de forma confortável com seu ofício. quando ela terminou de escrever as ondas estava exaurida, foi a uma casa de campo e levou um livro de cantar entre poetas. e viu q sempre aparecia um cachorro nas narrativas. virgínia woolf escreveu então uma ficção, flush que é um cachorro, onde ele relata o que acontecia com ele. é fantástico. beijos, pedrita

Ana Maria Braga disse...

Passando por aqui para ler seu post.
Muito bom gostar de ler.
Bjs

Debora disse...

Liliane, suas indicações de hoje foram fantásticas! Todos os livros me interessaram demais!

Os olhares da Gracinha! disse...

Liliane...nunca li nada no género mas despertou a minha curiosidade!
No meu blog "pensamentos da Gracinha" há uma leitura com sabor a chocolate!!!
bj

Montana disse...

Ultimamente não tenho lido nada novo. Relendo livros antigas.
Beijinhos.

Mona Lisa disse...

Fiquei curiosa e vou procurar esse livro de cartas.
Gosto de ler biografias, mas de cartas nunca li nada.

Obrigada pela partilha.

Beijinhos.

Zizi Santos disse...

Liliane

nunca li livros com esse tema
deve ser muito bom
e pra vc que gosta, deve ter sido
uma delícia de leitura

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... um livro somente de cartas eu nunca li, deve ser bem interessante... Beijosss!!!

lenalima disse...

Nem estou lendo mais , sem tempo, as vezes vejo uns filmes.
Estou meia sumida, muitas emoções, tanto emocional como de saúde, alegrias também ...uma mistura da vida corrida.
Mas sempre que der estarei aqui...também fico no face porque é mais fácil pra mim!

Bjsssssssssssss



aguarde seu coração!