Minha lista de blogs

domingo, abril 12, 2015

Tia Maísa e mamãe

O mês de abril é cheio da aniversários aqui na família.
E duas dessas pessoas não estão mais aqui.
Mas continuam sendo muito lembradas.
Minha tia Maísa foi mais importante na minha vida que minha mãe.
Acho que pela afinidade que tínhamos com essa tia.
Eu, minha irmã Lea e minha prima Violeta, éramos loucas por tia Maísa.
Tia Maísa foi Auditora Fiscal da Secretaria da Fazenda.
Era tão competente e responsável na função que permaneceu na chefia por mais de 20 anos.
E encarava isso com naturalidade.
Tia Maisa
Eu devo a tia Maísa, acho que, mais da metade, do que sou como pessoa.
Minha tia querida faria aniversário dia 07 de abril.

Mamãe
E aqui minha mãe que aniversariou dia 10 de abril.
Nós éramos muitos filhos.
9 filhos, uma atrás do outro, um a cada ano, era cacete para minha mãe poder dar atenção aos mais velhos.
Mas, só depois de muitos anos entendi isso.
Foi dela o incentivo constante e diário, de que "sem estudos não somos alguém" e "não se misture com quem não tem nada para ensinar".
"Não dê atenção a quem não lhe der atenção", era outra coisa que ela me dizia.
E eu sigo isso, direitinho.

Mamãe
Quando percebi, logo depois de formada que não éramos "imorríveis ou indoencíveis", passei a declarar meu agradecimento a elas, todas as vezes que estávamos juntas.
E foram muitas vezes. Inúmeras vezes.
E tem que ser assim. Nada deve esperar para ser dito depois.
A gente nem sabe se tem depois.

Tia Maísa, minha última foto dela.
Os ensinamentos de tia Maísa e mamãe me acompanham na vida.
Liliane

15 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Liliane...é muito gostoso recordar aqueles que nos marcaram avida por boas razões!
Educar não é fácil e educar muitos....mais difícil é!
Que possa recordar quem a amou e de quem nunca se esquecerá...durante muito tempo!
Bj

O meu pensamento viaja disse...

Duas mulheres e ambas tão marcantes na sua vida. Recordá-las é um tributo justo e o testemunho do teu imenso afeto, minha querida.
Beijo

Nal Pontes disse...

Que lindo poster Liliane, cheio de ensinos para dar e vender. A saudade de pessoas queridas assim ficam para sempre, é uma das coisas boas que guardamos. Desejo um dia gostoso para você. Bjs

Patricia Merella disse...

Mulheres sabias que deixou sua boa impreção e marcas em ti O tempo passa e agente respira fundo,com uma dorzinha la no coração quando vem a memória destas pessoas tão especiais. Eu amo muito minha mãe e n vejo a hora dela esta comigo e eu abraça-la toda,eu a digo todos os dias que eu a ama. Minha avó materna deixou um pedaço dela em mim,tudo que sou dev a ela,forças,coragem,determinação,fé,sinceridade,amizade,amor a vida as pessoas,aos animais e as plantas,ah voce hoje me fez lembrar desta pessoas tão especial,beijinhos

Maria Alice disse...

Boa tarde Liliane!
A tarde aqui está linda,penso que ai deve estar maravilhosa!Conselhos bons devem ser ouvidos,seguidos e agradecidos, foi o que você fez. Beijos

Anônimo disse...

Tua mãe, pelos dizeres dela era de uma personalidade muito forte, sabia bem onde queria que vocês chegassem. Sua tia Maisa acho que era mais doce mas sabia dar conselhos.
Como esta sendo sindica do prédio?
Abraços Marlene PR

Montana disse...

Costumo dizer que o melhor que a minha Mãe me deixou foi o seu exemplo de vida.
Recordar os que já não estão connosco é a prova de quanto foram importantes na nossa vida. Beijinhos.

Montana disse...

Costumo dizer que o melhor que a minha Mãe me deixou foi o seu exemplo de vida.
Recordar os que já não estão connosco é a prova de quanto foram importantes na nossa vida. Beijinhos.

Mona Lisa disse...

Duas referências da tua vida!

Recordá-las é tê-las presentes.

Beijinhos.

AnaCristina disse...

eu no dia 9!! Liliane, eu vi que deixou parabens no blog...e tinha visto no face tambem...eu agradeci la no face (voce viu?) e vim agradecer agora pelo parabens do blog! bjo bjo

Lucinha disse...

Liliane,

Eu também tenho tias muito queridas que, considero como mães.
Gostei dos ensinamentos de sua mãe.
As pessoas que amamos, nunca morrem em nossos corações.

Liliane, aqui na NZ tem muitos brasileiros, mas eu moro afastada dos centros, e não conheço muitos.

E a Cecília, como está?
Abraços

Bell disse...

Linda homenagem, para as mulheres que mudaram sua vida.

bjokas =)

Vero Kraemer disse...

Lili querida, seu post me emocionou demais!
Que lindo!
Eu também sou de abril, que mês lindo, né? Mas sou do dia 24, taurina.
Beijos
Vero

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Que bela homenagem! Feliz de você que soube reconhecer a importância delas durante a vida e conseguiu compartilhar e agradecer tão intensamente. Agora fica a saudade...

Lilasesazuis disse...

Ai, amiga, imagino o tamanho da sua saudade!!

Mas...a vida é assim e nada pode mudar o que já aconteceu.

Ficam as lembranças, os ensinamentos.

Fica aquele sentimento triste.

Bonita homenagem a essas valorosas mulheres da sua vida!!

Você declarou seu amor em vida...belíssimo!

beijinhos,

Lígia e =^.^=