sábado, julho 01, 2006

Cinema e etc

Sou louca por cinema. Por assistir cinema e por ler sobre cinema. Um dos filhos tem assinatura de revista de cinema. E minha DVDteca está um arrazo. Tenho uns 240 DVDs comprados, em promoção na maioria das vezes, além das séries LOST, ER.
Todos os meus dvds são catalogados, arrumados e "adorados", bem próximo aos meus olhos e as minhas mãos.
Imagina morrer de repente e deixar essa riqueza atoa.

Tenho também uma biblioteca com mais de 1000 livros de literatura. Via minha mãe ler e ler. Apesar dos trabalhos doméstico na casa com 09 filhos, ela lia feito louca nos intervalos dos serviços. E havia, quando eu era criançinha, patrocinado pela Prefeitura, um ônibus adaptado para "biblioteca ambulante". A cada 15 dias, o ônibus parava no meu bairro, bem próximo a minha casa e nós eram sócios e frequentadores assíduos. Posso ainda lembrar o rosto do motorista, pletórico e cheio de acne ou de cicatrizes de acne. Esse detalhe, não dá para lembrar.
Minha biblioteca, vim organizando desde "priscas eras". Emprestar, tem uma série de ordem. Sei a quem emprestei e o dia de devolver. Nunca perdi livro emprestado. Ponho minha assinatura, rubrica, nos meus livros uns 70 vezes, dependendo da quantidade de páginas. Nessa relação de livros, tenho um monte de biografias, cartas e memórias. Sou doidinha por esse estilo de leitura. Detesto os livros chamados de "auto-ajuda". Nunca li e nem perco meu tempo com essa baboseira. Acredito que sejam livros super mal escritos ou mal traduzidos, sei lá. Desses, to fora. Quero mais é aprender. Uns poucos que tenho nesse estilo, ganhei de presente de "inimigo", só pode, porque passei a minha vida toda gritando que detesto esse estilo de literatura.
Mas agora estou dando um bota-fora nessa porcaria literaria. Estou juntado tudo e doando para um biblioteca escolar. Pode ser que alguem faça bom uso dele. Aqui, eles atravacam e enfeiam minha bela biblioteca. Não vai ser um trabalho fácil pois preciso de tempo para dar "baixa" na minha relação. E tempo é o que tem me faltado. Quero uma insoniaaaaaaaa!

Me inscrevi para receber newsletter do New York Times. Imagina minha petulância. Querer ler em inglês (adoro inglês) as notícas diárias dele. Estou levando o maior pau. Não entendo metade das notícais que tento ler. Mas, vou em frente porque para trás, só caranguejo.

14 comentários:

  1. Anônimo1.7.06

    Liliane, alguns pontos em comum e outros divergentes com você, que tem uma vida cultural bem intensa. Não tenho mil livros, acho Lost meio pesado e ER, não gosto da temática. Em compensação, também leio muito, adoro as séries americanas. Fui criando com familiaridade com os livros. Que bom seria se toda a popução lesse pelo menos um livro por ano. Acredita que já tive aluno que nunca havia lido? Havia, pq comigo, deu opção de ele ler e,incrível, gostou da experiência.
    Querida, estou te esperando com uma bela paisagem da Áustria, ok?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu já devo ter, pelo menos, algo em torno de 122 títulos...devidamente, assim como você, catalogados e no pedestal no meu quarto...rs

    Livros, temos vários aqui em casa - minha mãe é uma leitora incondicional.

    Lost? ainda não me aventurei de cara nessa série, quem sabe um dia faz minha cabeça...

    um bj

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1.7.06

    Olá querida,
    Nós e os livros. Antigamente quando os livros eram mais caros, eu tinha assinatura do Clube do Livro, depois as coisas mudaram e agora já posso comprar livros logo que saem..
    Eu adoro ler, inclui, biografias, romances, históricos e até hoje não tive coragem de catalogar os nossos livros.. vou ter que fazer esses exercício três vezes, pois temos aqui em Portugal, na Holanda e no Brasil, quem sabe um dia eu junto os tres num só...
    E Roberto Shyniashiki, já leu algum livro dele???
    E Leo Buscaglia???
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. Liliane,não é possível que vc. não tenha ouvido Hyldon...rs! Kid Abelha regravou a Casinha de Sapé!
    Qto à sua organizada biblioteca... ainda vou fazer o mesmo com meu livros.
    Auto-ajuda? tb. tô fora! e a Franccy falou em Leo Buscaglia e Shyniashiki... já li, mas não me convenci!
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2.7.06

    Não se preocupe, inglês é treino, mas não desista, quando você menos notar, já r]estará lendo tudo, o negócio é não desitir. Beijos do Hiran, seu companheiro de "vício" literário.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2.7.06

    Liliane, na minissérie quero resgatar alguns valores que muitos de nós, brasileiros, já perdemos. E por falar em perder, não perca os episódios... rs
    Beijos. Bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2.7.06

    E por falar no ingês, tenho aqui comigo o livro HARRY POTTER and The Prisoner of Azkaban pra dar de prsente pra quem quiser. Não tenho tempo e nem paciência pra ler um livro tão longo, de um tema que não me agrada, em inglês.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2.7.06

    Olá, Liliane!

    Ja tive muitos livros, hoje persiste so uns dez mais imporantes o que rramlemnte fizeram algo na minha vida.
    Usei muito esses codigos abaixo...usam muito ainda

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  9. Também adoro cinema,mas não compro DVDs porque nunca os verei uma segunda vez e detesto juntar coisas. Só tenho o que uso, e o estritamente necessário.
    Não sou acumulativo,os meus livros, leio e dou numa boa.
    Acho que gente que pede emprestado não tem a menor educação.
    Pedir é coisa de pobre, nós sempre aprendemos assim aqui em casa. Pobre é treinado desde criança pelos pais para pedir tudo:
    - Vai lá na vizinha e pede...
    - Vai na Dona Daienne e pede...
    - Vai na sua madrinha e pede...
    Aliás, madrinha também é coisa de pobre... Repara que todo pobre tem muita madrinha e padrinho, pra ficar bem pidão.
    Blergh !!!
    :(
    Bjs!
    :)

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2.7.06

    Liliane, ler é muito bom. Sou viciada, temos muitos livros, qdo ainda estava na escola lia os livros do Clube do Livro, lembra? Depois, sempre comprava dois livros no mes e assim continua sendo. Tb catalogamos tudo, mas no momento estao em caixas, numeradas la na nossa casa no BRasil. Mas um dia, a gente monta a nossa biblioteca. bjks

    ResponderExcluir